MULHER | Semusa prepara Centro de Referência para atender gravidez de alto risco

Alto risco será atendida por equipe formada por obstetra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e pediatra

351

A Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os servidores do Centro de Referência da Mulher para trabalhar de forma integrada com as unidades básicas de saúde da família, na assistência a gestantes de alto risco.

Esse avanço na saúde está sendo alcançado porque o prefeito Hildon Chaves assinou termo de adesão para Porto Velho ser contemplado com o projeto Planifica – SUS que consiste na organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde.

Nesta semana, os profissionais do Centro de Referência da Mulher estão participando de oficinas ministradas pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, o Centro de Referência da Mulher é a unidade laboratório de saúde especializada para a região Madeira – Mamoré nessa reorganização que compreende os municípios de Porto Velho, Itapuã do Oeste, Guajará-Mirim, Candeias e Nova Mamoré.

As unidades laboratório de saúde da família na Atenção Primária são: Ronaldo Aragão no bairro Nacional; Osvaldo Piana, no Areal; Renato Medeiros, Cidade do Lobo e José Adelino no Ulisses Guimarães.

“A meta é que até 2020, a padronização seja implantada nas demais unidades de saúde de Porto Velho”, informou a secretária.

Com esse novo sistema, o Centro de Referência da Mulher atenderá as pacientes de forma integrada com os profissionais das unidades básicas da região Madeira-Mamoré no projeto Planifica Sus.

Quando chegar a unidade básica de saúde da família laboratório, a gestante que for identificada com gravidez de alto risco será encaminhada para ser acompanhada pelo Centro de Referência da Mulher.

Ela será atendida por uma equipe multidisciplinar formada por obstetra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e pediatra. A gestante receberá um plano de cuidados que vai ser compartilhado com a atenção básica para que tenha acompanhamento integral.

A ideia é que profissionais dos dois níveis de atenção à saúde compartilhem a responsabilidade do cuidado. Entre os casos mais comuns de gravidez de alto risco estão em mães com hipertensão, diabetes, sifilis e toxoplasmose.