Confúcio apresenta na terça relatório sobre a MP que criou o programa Médicos pelo Brasil

446

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresenta na terça-feira (17) seu relatório para a medida provisória que criou o programa Médicos pelo Brasil (MP 890/2019) em substituição ao Mais Médicos. Ao término da leitura, o texto poderá ser aprovado, rejeitado ou receber um pedido de vistas dos parlamentares. Neste último caso, a votação será remarcada para outra data.

O Médicos pelo Brasil tem o objetivo, segundo o governo, de suprir a demanda por esses profissionais especialmente nas regiões mais pobres. Também estabelece estratégias para formar mais especialistas em Medicina da Família e Comunidade. Ao todo, são oferecidas 18 mil vagas, sendo 13 mil em municípios de difícil acesso. 55% das oportunidades serão abertas em cidades do Nordeste e do Norte, em áreas mais pobres. O edital com as primeiras vagas deve ser publicado em outubro.

O novo programa também modifica a forma de seleção dos profissionais. Antes bastava fazer a inscrição pela internet. Agora o candidato vai ter que fazer uma prova escrita e, quem for aprovado, já vai poder trabalhar. Porém, o candidato selecionado deverá passar por um curso de especialização em Medicina da Família nos primeiros 2 anos.

A reunião da comissão mista que analisa o texto está marcada para as 14h30. Depois de aprovado, o texto segue para a análise dos plenários da Câmara e do Senado.

Fonte: Agência Senado