Hospital de Base adquire novo Equipamento para Realização de Cirurgias de Cálculo Renal

521

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) comprou um novo ureteroscópio, um aparelho endoscópico para exploração do ureter que permite a retirada de cálculos renais, para substituir o antigo equipamento em atividade no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e que pelo excesso de uso apresentava constante problemas. Os procedimentos de urologia são realizados no HB, no entanto, o serviço para retirada de cálculo renal, pedra nos rins, estava reduzido, mas, agora, está sendo normalizado.

Até a chegada do novo equipamento, de 16 a 18 de agosto, cerca de vinte pacientes que estavam internados no Pronto Socorro João Paulo II e Hospital de Base aguardando para o procedimento para retirada de cálculo renal (pedra nos rins)  foram atendidos em hospitais contratados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“As cirurgias não pararam. É preciso frisar isso, pois um outro equipamento garantiu a continuidade do serviço. Assim, todos os pacientes de urgência estavam sendo atendidos, assim como as cirurgias abertas estavam sendo realizadas. Para atender os casos não urgentes, a Sesau realizou a contratação do serviço para garantir o atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Fernando Máximo.

De acordo com o diretor técnico do Hospital, doutor Ibrahim Massuqueto, são realizadas cerca de 30 procedimentos para retirada de pedra nos rins mensalmente na unidade. “A demanda é crescente e o novo equipamento vem pra reforçar nossas frentes de trabalho”.

BUCOMAXILOFACIAL

Também foram retomadas, no Hospital de Base, as cirurgias de Buco Maxilo Facial. Os procedimentos estão sendo realizados todos os dias durante à noite.  As cirurgias estavam parcialmente interrompidas por entraves no processo burocrático de licitação.