Hospital Regional de São Francisco do Guaporé realiza mais de 76 mil atendimentos no primeiro semestre de 2019

543

De acordos com os dados do Pronto Socorro de Urgência e Emergência de São Francisco do Guaporé, localizado a 601 quilômetros de Porto Velho, nesse primeiro semestre do ano a unidade realizou 76.173 atendimentos.

Com 30 leitos, o Hospital Regional é uma unidade de pequeno porte que realiza atendimentos nas especialidades de clinica médica, clínica pediatra, clínica cirúrgica, obstetrícia e isolamento, atuando como referencia em saúde pública e atendendo a demanda de média complexidade do Vale do Guaporé e municípios circunvizinhos, como São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Urupá, Nova Brasilândia do Oeste, Pimenta Bueno, Corumbiara, Primavera de Rondônia, Parecis, Alto Alegre dos Parecis, São Felipe, Santa Luzia, Campo Novo.

Além de ser um pronto socorro atendendo 24 horas por dia, a unidade também realiza serviços de agendamentos nas especialidades de ortopedia e clínica cirúrgica geral, e com realização de exames de eletrocardiograma, ultrassonografia e raios-X, procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência e emergência.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no inicio desta nova gestão, entregou uma ambulância que minimizou os problemas causados pela falta de transporte adequado aos pacientes. Houve, também, a relotação de um médico cirurgião geral para atender a demanda cirúrgica reprimida na região. “Acredito que estamos no caminho certo. Em apenas seis meses de trabalho, a nova gestão do governador Marcos Rocha olhou para o Hospital Regional de São Francisco do Guaporé de uma forma especial, procurando atender nossos pedidos mais urgentes e, com isso, o nosso objetivo vai sendo atingido, que é atender bem a população,” disse a diretora geral da unidade, Maria José de Oliveira.

O secretário de Saúde, Fernando Máximo,  esteve na unidade, juntamente com a equipe técnica da Sesau, conversou com servidores e viu de perto as necessidades para oferecer um atendimento digno e humanizado aos pacientes. “Nosso objetivo é conhecer todas as unidades do interior do Estado, assim podemos ver quais as principais demandas e dificuldades. Hospital Regional de São Francisco tem profissionais altamente capacitados e vamos dar toda assistência necessária para que a população dessa região possa ser atendida de forma digna, e que não precise se deslocar para a Capital, a não ser em casos de extrema necessidade”