FisConforme Aumentou em R$ 15 Milhões a Arrecadação de ICMS Rondoniense em Julho

480

Auditores fiscais de todo o País reunidos em Manaus conheceram o FisConforme (Programa de Estímulo à Autorregularização Fiscal), cujos resultados possibilitaram o incremento de 40% na arrecadação estadual do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Rondônia, em torno de R$ 15 milhões.

Reunidos com representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, os auditores fiscais Flaudemir Reis Oliveira e José Luís Horn participaram, neste mês, na capital amazonense, do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), que acontece trimestralmente para troca de experiências e boas práticas no setor. Administração tributária, tecnologia da informação e relações com contribuintes constituíram a pauta da reunião.

Participantes do grupo que criou a nota fiscal eletrônica, eles notaram grande interesse dos demais auditores estaduais  pelo desenvolvimento e funcionamento do sistema. “Fizeram perguntas a respeito dos resultados diretos e indiretos de documentos fiscais eletrônicos, e lhes explicamos o aumento de 40% na apuração do ICMS; no mais, cada estado apresentou cases  de suas experiências, debatemos a reforma tributária e também falamos sobre cruzamento de informações, inteligência artificial e fiscalização a grandes contribuintes”, disse José Luís.

O próximo encontro Encat será em Porto Velho, de 21 a 24 de outubro, com a presença de pelo menos cem representantes, incluindo os locais. Segundo José Luís, há estados que enviaram mais de três auditores a Manaus.