Com promessa de shows, negócios e diversão, maior festa do Cone Sul é aberta oficialmente em Vilhena

Rondônia Rural Sul começa com show da cantora Marília Mendonça

489
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 03, a abertura oficial da primeira Rondônia Rural Sul, no Parque de Exposições de Vilhena. O evento é uma união entre a Aviagro (Associação dos Agropecuaristas de Vilhena) e a Aciv (Associação Comercial e Empresarial de Vilhena) e reuniu autoridades de todo o Estado.

Durante os cinco dias de feira, entre 03 e 07 de julho, serão ministradas palestras e feitas negociações. Os portões do parque serão abertos às 08h30minh da manhã, e as negociações acontecem até as 18h. Porém, podem também ser feitas no período da noite. São mais de 100 expositores que estão no parque para mostrar seus produtos e serviços, além dos bancos com linhas de crédito diferenciadas.

No espaço do empreendimento estão sendo expostos também os trabalhos feitos pelos artesãos de Vilhena. O diferencial da festa é que os portões serão abertos ao público, apenas a entrada na arena será cobrada.

Quanto aos shows, nesta quarta-feira, 03, a cantora Marília Mendonça será a grande atração. Já na quinta-feira o entretenimento fica por conta da banda Forró Boys. Na sexta, Lauana Prado, uma revelação da música sertaneja, se apresentará no palco da Rondônia Rural Sul, e o encerramento dos shows fica para a dupla Jads e Jadson, que fará sua apresentação no sábado.

O secretário de Estado de Agricultura, Evandro Padovani, comenta que o Governo de Rondônia tem apoiado a feira, assim como deputados estaduais, que destinaram verbas para o evento.  A Seagri estará na Rondônia Rural Sul durante os cinco dias, e a presença do vice-governador Zé Jodan (PSL) também foi confirmada. Espera-se que o governador Marcos Rocha, também do PSL, confirme sua passagem pela festa. “Todos os incentivos que houve na Rondônia Rural Show estão sendo efetivados aqui na Rondônia Rural Sul, para apoio, a comercialização, a realizarem negócios. Trazemos também palestras técnicas para qualificação, para os nossos produtores em todas as áreas: animal, vegetal, assistência técnica, acesso ao crédito. Estamos aqui atendendo e dando o apoio necessário”.

Padovani ressalta a força do agronegócio na região, e como ele representa o PIB do Estado de Rondônia.

O vice-presidente da Emater, José de Arimateia, reforça que a entidade que representa, junto com a Seagri e a Idaron (Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia) está trabalhando a mobilização de agricultores durante a feira, e também com crédito rural, que possibilita os financiamentos. “Temos também duas linhas de ação na área de concurso leiteiro, e expondo animais do Projeto Inseminar, que é um projeto de inseminação artificial em bovinos de leite para pequenos agricultores”, disse.

Os animais estão expostos para todos os que têm interesse em conhecer o melhoramento genético, e a melhoria de raças. “Estão mobilizados todos os nossos técnicos para dar esse apoio, e estamos mobilizando agricultores não só de Vilhena, mas de todo o Cone Sul”, completou.

O presidente da Aviagro, Kiko Campo Grande, disse que a grande expectativa é que a Rondônia Rural Sul se torne popular e que o comércio entenda que ela é da cidade e veio para fomentar a região durante o período da entressafra, trazendo crédito barato. “Outra expectativa é a de trazer tecnologia e que ela chegue até o produtor, ao agronegócio, e também promovemos entretenimento para a população à noite”, comentou. De acordo com o Kiko, a expectativa é que a feira movimente mais de 80 milhões de reais na geração de negócio, com um público de cerca de 50 mil pessoas.

A boa expectativa foi reforçada pelo presidente da Aciv, Olino Zoche, que disse que a perspectiva é muito boa pelos estandes que foram colocados e pelas empresas que estão na feira. “Vamos atingir o nosso objetivo, que é fortalecer o comércio da cidade e do Cone Sul. Além disse, fortalecemos também o artesanato e a agroindústria. As entradas serão liberadas durante o dia, e esperamos que sejam comercializados muitos produtos, e que também sejam utilizados os créditos que os bancos  colocaram à disposição. Uma parceira entre a Aciv e a Aviagro que foi fantástica, uma mudança de tipo de feira, e eu acho que tem tudo para dar certo”, frisou.