Pesquisa revela que 93% dos poços escavados possuem água contaminada em Ariquemes, RO

Das 15 amostras coletadas em poços escavados, 14 possuíam coliformes totais e 10 possuíam bactéria escherechia coli. Amostras do sistema de água tratada não possuíam contaminação.

476

Uma pesquisa feita em conjunto por vários órgãos de saúde revelou que 93% dos poços escavados estão com água contaminada por coliformes totais em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Os dados também apontaram que 67% dos poços estão contaminados pela bactéria escherechia coli. Os resultados da pesquisa foram divulgados pela Agência Municipal de Regulação (AMR), na segunda-feira (1°).

A pesquisa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), AMR e Vigilância de Saúde do município, sendo realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Agência de Vigilância de Saúde (Agevisa) de Rondônia.

Ao todo, 30 amostras de água foram coletadas no município, entre os dias 24 e 25 de junho, sendo 15 amostras de água provenientes do sistema de fornecimento de água tratada e 15 amostras provenientes de poços escavados.

Ao todo, foram coletadas 30 amostras: 15 de poços escavados e 15 de sistema de água tratada.  — Foto: AMR Ariquemes/Reprodução

Ao todo, foram coletadas 30 amostras: 15 de poços escavados e 15 de sistema de água tratada. — Foto: AMR Ariquemes/Reprodução

O técnico de qualidade de água da Funasa, Sirlei Gomes de Lima, explicou como foi feito o procedimento para a constatação da presença de bactérias na água.

“Submetemos essas amostras a um produto reagente e os deixamos na encubadora durante 24 horas. As amostras ficaram na temperatura de 35°C, que é a temperatura ideal para o crescimento de bactérias. As que existiam algum micro-organismo apresentaram coloração azulada e as que não existiam permaneceram da mesma forma que foi colocada”, explicou.

Para o técnico de qualidade, o resultado das amostras é assustador para a população em geral que utiliza a água dos poços escavados para consumo, sendo uma situação encontrada em todo o estado, nos locais que não possuem obras de esgotamento sanitário e rede de água tratada.

Conforme resultado, 93% dos poços possuem coliformes totais e outras 67% possuem escherechia coli.  — Foto: AMR Ariquemes/Reprodução

Conforme resultado, 93% dos poços possuem coliformes totais e outras 67% possuem escherechia coli. — Foto: AMR Ariquemes/Reprodução

De acordo com o resultado, 14 amostras coletadas nos poços escavados possuem os coliformes totais, representando um total de 93%. Outras 10 amostras possuem a bactéria escherechia coli, equivalente a 67%. Já as amostras provenientes do fornecimento de água tratada não apresentavam nenhuma das bactérias.

Para evitar a contração de doenças, Sirlei Gomes alertou a população para não consumirem a água dos poços escavados, assim como não utilizar os poços como fossas.

“A recomendação do Ministério da Saúde é de que as pessoas mudem alguns hábitos para evitarem que fiquem doentes, como abandonar esses poços escavados que estão com água imprópria para o consumo humano e não o utilize como fossa, pois contaminará todo o lençol freático, causando um risco para a saúde pública”, alertou.

Os micro-organismos encontrados, causam infecções gastrointestinais, urina e de boca, com sintomas que vão de diarreia, dores abdominais e vômito até febre. O risco é maior para pessoas com baixa imunidade, como crianças, idosos e quem está passando por algum tratamento de saúde.