Por que ‘Turma da Mônica’ demorou tanto para virar filme? Diretor explica

514

Desde sua criação, ainda como uma tirinha, em 1959, os personagens de Mauricio de Sousa já foram publicados em 14 idiomas diferentes em 40 países. “Turma da Mônica: Laços”estreia nesta quinta-feira (27) como a primeira adaptação com atores dos gibis para o cinema em 60 anos, graças a uma história certa e à evolução do cinema brasileiro.

“A graphic novel já responde um pouco, ela dá um passo pra gente olhar a Turma da Mônica e ver uma turma um pouco mais realista do que o universo clássico dos quadrinhos do Maurício”, diz em entrevista ao G1 o diretor da produção, Daniel Rezende. 

Ele se refere à obra de mesmo nome escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi em 2013, na qual o filme se baseia. A HQ faz parte da linha que entrega os personagens de Mauricio para outros autores, a Graphic MSP.

“E o cinema teve que dar mais quatro ou cinco passos para que a gente pudesse ver na tela grande, em carne e osso, essa turminha”, afirma Rezende. Editor indicado ao Oscar por “Cidade de Deus” (2002), ele estreou como diretor em “Bingo: O rei das manhãs” (2017).

Laura Rauseo, Gabriel Moreira, Giulia Benite e Kevin Vechiatto em cena de 'Turma da Mônica: Laços' — Foto: Divulgação/Serendipity Inc

Laura Rauseo, Gabriel Moreira, Giulia Benite e Kevin Vechiatto em cena de ‘Turma da Mônica: Laços’ — Foto: Divulgação/Serendipity Inc

Quem sabe faz ao vivo

No filme, assim como na graphic novel, a turma deve unir forças e atravessar uma floresta para encontrar Floquinho, o cãozinho verde do Cebolinha, raptado por um homem misterioso.

Um enredo que une quatro grandes desafios para qualquer equipe de produção: crianças, cachorro, floresta e gravações noturnas.

O primeiro e maior obstáculo foi superado através de uma busca intensa pelos atores corretos – que envolveu 7,5 mil candidatos ao longo de seis meses – e o improviso. Nenhum dos atores mirins teve contato com o roteiro, com uma pequena exceção, durante as filmagens.

Como Rezende lembra, não é uma tática inédita. O próprio “Cidade de Deus” ficou conhecido por fazer o mesmo. Mas em um filme focado quase exclusivamente em um elenco infantil toma proporções bem maiores.

“Dificulta muito a vida do diretor, do montador pra poder pegar depois e editar, mas ao mesmo tempo traz uma naturalidade, uma verdade e um registro que não é aquele da criança que está atuando e que vai falar a fala decoradinha”, conta o cineasta.

O plano foi auxiliado pela inexperiência dos protagonistas. Com 12 anos e um trabalho na novela “Cúmplices de um resgate”, Kevin Vechiatto, o Cebolinha, é o mais velho deles e o único com passado em atuação. Giulia Benite (Mônica), Gabriel Moreira (Cascão) e Laura Rauseo (Magali) fazem sua estreia como atores.

“A gente aproveitou dessa falta de experiência para eles trazerem como eles são de verdade e trazer características deles que se assemelhavam aos personagens”, diz o diretor.

“Então a gente fez um processo de muito ensaio, muita preparação, muita improvisação para chegar numa verdade em cima dos personagens para que a gente pudesse ter as cenas. E foi a melhor escolha.”

Gabriel Moreira, Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo em cena de 'Turma da Mônica: Laços' — Foto: Divulgação/Serendipity Inc

Gabriel Moreira, Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo em cena de ‘Turma da Mônica: Laços’ — Foto: Divulgação/Serendipity Inc

O tempo que precisava

As gravações em cidades como Holambra, Mairiporã, Cubatão e Paulínia, no estado de São Paulo, e Poços de Caldas, em Minas Gerais, aconteceram durante sete semanas de junho e julho de 2018.

Curiosamente, mais ou menos a data original de lançamento do filme anunciada quando o elenco foi apresentado, em 2017.

“Esse primeiro pensamento de junho do ano passado era um pouco otimista demais”, fala Rezende. Ele lembra que a realização de todas as etapas de um projeto desse tamanho, do roteiro à agenda dos atores, não é fácil.

Ainda mais se somar com outro problema: encontrar a data ideal para o lançamento. Ao estrear em cerca de 700 salas no Brasil, “Laços” vai concorrer com blockbusters americanos como “Toy Story 4”, já em cartaz, e outras atrações infantis das férias escolares, como “Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2” e “O Rei Leão”.

“Eu acho esse filme foi até bem rápido, do que se demora para fazer um filme. Mas o importante é que ele demorou o tempo que precisava demorar para chegar na qualidade e no resultado que a gente queria.”

Durante coletiva de imprensa, ele avisou que há planos para possíveis continuações. Afinal, os Cafaggi já deixaram outros dois capítulos de sua trilogia, “Lições” e “Lembranças”. As crianças já se ofereceram para voltar.

E Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções, lembra que há mais de 20 outras obras da Graphic MSP aguardando para serem adaptadas, com personagens como Astronauta, Papa Capim e Penadinho.

Pode ter demorado 60 anos para a turma chegar aos cinemas. Mas agora talvez eles não saiam mais.

Gabriel Moreira, Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo em cena de 'Turma da Mônica: Laços' — Foto: Divulgação/Serendipity IncGabriel Moreira, Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo em cena de 'Turma da Mônica: Laços' — Foto: Divulgação/Serendipity Inc

Gabriel Moreira, Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo em cena de ‘Turma da Mônica: Laços’ — Foto: Divulgação/Serendipity Inc